No dia 23 de junho, acontece em Dois Irmãos, mais uma edição do curso Patrimônio, Museus e Cidades: Diálogos e Possibilidades, ministrado pelo arquiteto e urbanista Stocker Jr. e pelo dourando em história, Rodrigo Luís dos Santos. A atividade acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, em um total de seis horas/aula.
O curso abordará, através de aulas teóricas e práticas, as possibilidades de relações entre os espaços de memória e a cidade, considerando as perspectivas atuais do debate da preservação do patrimônio cultural.
Como os museus e seus acervos se inserem e dialogam com cidades e comunidades em constante transformação? Como articular novas formas de inserção e interação das comunidades locais? Os participantes terão contato, ao longo do curso, com debates e experiências atuais visando instrumentalizá-los para novas perspectivas práticas.
Os participantes terão contato, ao longo do curso, com debates e experiências atuais visando instrumentalizá-los para novas perspectivas práticas.
A inscrição tem o custo de R$ 56,00 até o dia 15 de junho e podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/patrimoniomuseusecidade
Esta edição ocorrerá no Espaço Cultural Antiga Matriz em Dois Irmãos (RS). O espaço é mantido pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos e instalado na Antiga Igreja Matriz de São Miguel, bem cultural tombado pelo IPHAE/RS como patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul.
O Curso Patrimônio, Museus e Cidades: Diálogos e Possibilidades é uma realização da Stodio Cultural com apoio da Rede de Museus e Entidades de Memória da Imigração Germânica e Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos.
Docentes:
JORGE LUÍS STOCKER JR. é Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Feevale e mestrando em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. É integrante do Icomos – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, representante do Icomos Brasil no grupo de trabalho Novos Profissionais (Emerging Professionals). É conselheiro suplente no CAU-RS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul e integra a diretoria do Núcleo Vale do Sinos do IAB RS – Instituto dos Arquitetos do Brasil. Tem interesse e atuação nos seguintes temas: paisagem cultural, teoria e história da arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, imigração alemã, restauração e conservação.
RODRIGO LUÍS DO SANTOS é doutorando em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado e graduação em História pela mesma instituição. É membro e atual presidente da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), Associado e membro da Diretoria do Instituto Histórico de São Leopoldo. Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História e uso de fontes audiovisuais e impressas em sala de aula.