ANTIGA IGREJA MATRIZ DE SÃO MIGUEL DE DOIS IRMÃOS
“No dia 06 de fevereiro de 1869, com rito solene, é lançada a pedra fundamental da nova igreja..”
A Antiga Igreja Matriz de São Miguel, construída entre 1868 e 1880, foi centro de todos os acontecimentos religiosos e festivos da comunidade católica, celebrando-se ali as missas, casamentos, batizados, eucaristias, festas religiosas... sendo local de encontro e confraternização, até o ano de 1975 quando foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção.
Dados históricos apontam que por volta de 1832 iniciou-se a construção de uma capelinha de madeira no mesmo lugar onde encontramos hoje a Antiga Igreja Matriz de São Miguel. Em 1849 a paróquia de São Miguel recebe o primeiro pároco Pe. Agostinho Lipinski. Em 1857 Baumschneis tornou-se a maior das picadas alemãs católicas e com campanhas de arrecadação a construção da nova igreja inicia em 1868. Sua construção passou por sucessivas etapas até que, em 24 de abril de 1880 o Reverendíssimo Sr Bispo Dom Sebastião chega para a benção solene da nova igreja.
Seu estilo arquitetônico é eclético. As janelas, vitrais e outros detalhes no seu interior, são de inspiração gótica. Suas pinturas internas e vitrais são ricos em motivos e cores. Os vitrais laterais do altar principal vieram da Alemanha. No seu interior há influências de vários estilos. Conforme registros, muitos dos moradores da localidade, participaram da sua construção e os recursos vieram da própria comunidade.
HISTÓRICO DE SUA CONSTRUÇÃO DE 1868 a 1880
1ª FASE: 1868 a 1874:
A iniciativa da construção coube ao padre Doerlemann, que, em fevereiro de 1868, começou a coleta de dinheiro. No dia 11 de junho de 1868, depois de vencidas muitas dificuldades, a construção da Igreja foi confiada a Peter Schnorr.
“No dia 06 de fevereiro de 1869, com rito solene, é lançada a pedra fundamental da nova igreja... À noitezinha, vieram os cantores de Santa Cecília, precedidos de belíssima bandeira (vinda da Alemanha) e tendo tochas acesas em suas mãos...”(*)
A Igreja Matriz de São Leopoldo serviu de exemplo. Não se construiu logo toda a igreja, mas só a metade da nova matriz que se unia com a antiga de madeira, destruindo-se o coro desta.
Peter Schnorr era o mestre de obras. Peter Kronbauer fazia o transporte de pedras. Josef Zoll trabalhou no telhado.
Em 02 de março de 1870, foram pagos 95.000 réis pela estátua da Virgem Maria.
A partir de novembro de 1870, chegaram chumbo e caixas com vidros para a construção dos vitrais.
Em 31 de novembro, novo mutirão, desta vez para a demolição da parte velha da igreja, seguido de almoço na casa Kohlrauch.
A 04 de março de 1871, foi pago mais vidro colorido e floreado, que ainda pode ser visto no vitral que está escondido pelo altar mor.
Em 21/01/1872, recomeçaram as obras sob o comando de Pedro Ruwer. 12/06/1872, Ramgrab fazia consertos nos vitrais ao custo de R$5.000 réis.
30/12/1872, é comprada a estátua de São Miguel a 130.000 réis.
25/03/1873, é paga a última metade do telhado a Karl Loblein.
Em 1873, o irmão Egloff construiu o altar da Bem Aventurada Virgem Maria; em 28/03/1874, é construído o corredor de pedra de grês. Em 1876, o irmão Egloff construiu o altar de São José.
2ª FASE: 1877 a 1880:
A torre foi construída por Jacob Schmitt. A cruz foi levantada em 24/05/1877. Em janeiro de 1879, o irmão Egloff veio confeccionar o teto forrado. Levou o ano inteiro.
No dia 24 de abril de 1880, chegou a Dois Irmãos o Reverendíssimo Sr. Bispo Dom Sebastião, a convite do padre Doerlemann, para a benção solene da nova igreja.
“Com o estrondo dos morteiros e o espoucar de foguetes, repicando ao mesmo tempo os sinos e tocando-se instrumentos musicais, quase 3.000 pessoas entoaram o “Te Deum laudamus”- “Grosser Got wir loben Dich”, e conduziram o bispo à igreja festivamente ornada. Ajuntou-se uma incrível multidão, de católicos e evangélicos (protestantes). O Sr. Bispo celebrou a missa solene, assistindo-o os outros sacerdotes.
Quase de todas as colônias, mesmo as mais distantes, tinham comparecido fiéis para esta festividade, de tal modo, que poderia afirmar-se que esses festejos solenes demonstraram uma edificação geral.”(*)
(*) (Dados pesquisados pelo Pe. Arthur Rabuske, SJ, extraído da “História Domus Sti. Michaelis ad Duos Frates”, do Arquivo Provincial dos Jesuítas.
Entre 1948 e 1950, a igreja recebeu os últimos adornos externos. As telhas de cimento foram trocadas por telhado de zinco, com novas tesouras. Platibandas e pináculos foram acrescentados.
Em 1975 a Antiga Igreja Matriz de São Miguel foi desativada como templo religioso e substituída por uma nova construção.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Histórico de Preservação, Restauração e Revitalização-
No ano de 1975, iniciou-se um movimento na comunidade contra a sua demolição, pretendida pelo pároco da época. A Antiga Igreja foi preservada.
Por ter sido reconhecida de interesse público e de alto valor histórico e arquitetônico, passou a constar como Patrimônio Cultural do Estado, tombado em agosto de 1984. Seu tombamento ocorreu a pedido da comunidade, através de um abaixo assinado que colheu quase mil assinatura , encaminhado em 1982.
A incorporação da igreja ao patrimônio municipal ocorreu em 1991, através de uma permuta com a Mitra Diocesana. Sua preservação legal foi garantida, porém sem receber nenhuma manutenção, servindo para vários fins até o ano de 1995. O prédio deteriorou-se nestes 20 anos de abandono.
A partir de 1992 forma-se o grupo de “Amigos da Antiga Matriz”, que reúne pessoas interessadas em encontrar formas de captar recursos para a conservação e restauração dessa antiga igreja que necessitava de obras urgentes. Este grupo então ampliado, em 1995 dá origem à Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos- AAPHeCDI A partir de 1995 a AAPHeCDI elabora e encaminha projetos para leis de incentivos fiscais (LIC e Lei Rouanet) tendo vários projetos aprovados. Participou ativamente de todas as etapas de Preservação e Restauração da Antiga Matriz de São Miguel Os recursos financeiros para a realização das obras vieram do Grupo Herval, através da LIC, do Consulado Geral da Alemanha e recursos da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos.
As obras iniciaram em 1996 e foram concluídas em 2007.
Em 2002, ocorre o tombamento da Antiga Igreja pela lei municipal 1939/2002.
Em 2007 foi inaugurado oficialmente o Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel, destinada a eventos culturais e artísticos. A revitalização deste patrimônio cultural é hoje uma realidade, oferecendo à comunidade de Dois irmãos um espaço de preservação e promoção da cultura, de lazer, de educação e valorização do patrimônio legado pelos colonizadores desta região.
A partir de 2010, através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, a Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural, administra o Espaço, promove e coordena os eventos que ali se realizam.
Em 2016/2017 a AAPHeCDI aprova e executa junto ao Ministério da Cultura, o Projeto Equipar patrocinado por diversas empresas, que qualifica e moderniza o Espaço com a aquisição de novos mobiliários e investimentos em comunicação.
A Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos passa a denominar-se ESPAÇO CULTURAL ANTIGA MATRIZ.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------